A vida existe na terra há milhões de anos, os nativos Angolanos tem quase a mesma existência.
A vida existe na terra há milhões de anos, os nativos Angolanos tem quase a mesma existência.
Por Carlos Mesquita em Luanda, Angola no Marçal.
Os conceitos de povos e civilizações são caracterizados pela sua existência, pelo respeito aos hábitos e costumes que levam a longevidade.
Convém reconhecer que os antepassados de muito ou pouco sabemos pela história de Angola em todo seu contexto tem enigmas que só a antropólogia, cultura, podem explicar pela história de civilizações ou existência.
Povos de lendas, mitos, sacrifícios e de valores pela arte milenar até mesmo de comunicação.
Povos de tradição local de flagelação, dos ritos de iniciação , convém dizer que o povo é um conjunto de pessoas que, num dado momento histórico, constitui uma nação.
Se, por vezes, esta coincide com a totalidade de um território a ela associada, como normalmente acontece, é também o conjunto dos cidadãos de um país, ou seja, as pessoas que, mesmo que constituindo-se de diferentes etnias, estão vinculadas a um determinado regime jurídico, a um Estado.
Na linguagem vulgar, a palavra “povo” pode referir-se à população de uma cidade ou região, a uma comunidade ou a uma família; também é utilizada para designar uma povoação, geralmente pequena,assim podemos dizer que é de grande relevância os povos Nhaneca , Humbe, Hereros, Mucubais, Dimbas e Himbas.
Os Himbas, encontra-se no deserto do Namibe e também próximo ao Rio Cunene, o rio que marca a fronteira entre Angola e a Namíbia, mas para eles não existem fronteiras, circulam livremente entre um país e outro, vagueiam pelo deserto, chegando a caminhar 80 km em busca de água, e também um melhor local para a pastagem.
Mais ao extremo os Xindongas na província de Kuando Kubango e ainda no sul do país grupos residuais os khoisan, povos distintos dos povos bantos e com línguas específicas.
No entanto, a cultura angolana é maioritariamente nativa bantu, misturada com a cultura portuguesa.
As diversas comunidades étnicas com seus próprios traços culturais, tradições e línguas ou dialetos nativos incluem os Ovimbundu, Ambundu, Bakongo, Chokwe, Avambo e outros povos.
Existem outros grupos étnicos distintos e línguas / dialetos em Angola.
Os três grupos étnicos dominantes são os Ovimbundu, umbundo os Mbundu (melhor chamados de Ambundu, que falam Kimbundu) e os Bakongos.
REAT Rádio Estudantil Angolana de Transmissões

